Agricultura Sustentável

 

A verdadeira conceção de agricultura sustentável implica que sejam satisfeitas as necessidades das gerações presentes e futuras, através dos seus produtos e serviços, enquanto estão assegurados o lucro, a saúde ambiental e a equidade social e económica. O constante crescimento da população mundial e a insustentabilidade das atividades humanas para além das capacidades de regeneração da Terra apresentam um grande desafio para a agricultura. 

Com a intenção de alimentar a população mundial, os sistemas de produção foram desenvolvidos através de práticas e políticas cada vez mais desadequadas, e percebemos isso quando vemos que a agricultura a nível global tem o potencial de produzir alimento para todos, mas a maior parte das vezes esse alimento não chega onde é necessário. 

A produção nos países desenvolvidos normalmente é altamente subsidiada e protegida da competição internacional. Estes subsídios encorajaram o uso excessivo do solo e químicos que trouxeram impactos negativos e poluição para os recursos hídricos e para os alimentos. 

A capacidade de produção e todo o nosso ecossistema tem vindo a sofrer, à vista de todos, com as técnicas de agricultura intensiva. Por estes motivos, e não só, urge que o conceito de sustentabilidade na agricultura promova ecossistemas saudáveis, bem como a gestão sustentável o solo, água e recursos naturais, enquanto assegura a produção de alimento. Só assim é possível conjugar ambientes saudáveis, rendimentos económicos justos e equidade social. 

Para os mais distraídos, falar de agricultura sustentável é falar também da utilização de água e de energia com moderação.

 

Com o desenvolvimento da tecnologia foram, inclusive, criados 

sistemas de monitorização da necessidade de água e da 

qualidade da rega, que ajudam o agricultor a tomar a decisão de 

quando e quanto regar. Sistemas de recirculação e 

aproveitamento de águas drenadas e lixiviadas são ferramentas 

de poupança que devem ser utilizadas, assim como a captação 

e o armazenamento da água das chuvas. 

Por outro lado, não nos esqueçamos de que a agricultura é um sector em que são produzidos muitos resíduos e excedentes, pelo que já existem algumas iniciativas a nível nacional que privilegiam e comercializam ou doam este tipo de produtos. Estes alimentos, supostamente, não terão qualidade para entrar em determinadas cadeias de distribuição, onde por vezes se esquecem de que os produtos agrícolas sem transformação não poderão ter o aspeto e a homogeneidade de produtos que saem de verdadeiras linhas de produção, apresentando aspetos, cores e brilhos bastantes similares. 


O que é a Agricultura Sustentável? 

A agricultura sustentável define-se em oposição à agricultura convencional/industrializada/dependente de aditivos exógenos. O critério principal que permite identificar a agricultura sustentável é a integração dos bens e serviços dos ecossistemas no processo de produção.

Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente, este conceito tornou-se um princípio segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. Este novo princípio foi ampliado para a expressão "sustentabilidade no longo prazo", um "longo prazo" de termo indefinido. 



A sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade de o ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociais, energéticas, económicas e ambientais. 

Questão social: é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente. 

Questão energética: sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram. 

Questão ambiental: com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável. 

O princípio da sustentabilidade aplica-se a desde um único empreendimento, passando por uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que ele seja: 

•Ecologicamente correto 

•Economicamente viável 

•Socialmente justo 

•Culturalmente diverso 


Trabalho Realizado Por: 

• Daniel Fernando 

• Lara Barreiros 

• Diego Suden 

• Érica Silva


5ºD


Comentários

Mensagens populares